Depressão pode ser causada por um único gene

Cientistas britânicos estudam área do DNA que seria responsável pela depressão. Foto: Getty Images
Cientistas britânicos estudam área do DNA que seria responsável pela depressão


Que a depressão também é motivada por fatores genéticos, os cientistas já sabem. Mas uma nova descoberta pode acender uma luz para o tratamento deste mal.

De acordo com pesquisadores do Kings College London, a depressão pode ter sua causa em um único gene. O estudo, feito em parceria com um time americano de cientistas, apontou falhas em uma seção do DNA humano que pode tornar as pessoas mais propensas à depressão. Essa região contém 40 ou mais genes, sendo um deles pode ser responsável pelo problema.

Os pesquisadores estudaram mais de 800 famílias britânicas, além de americanas e australianas, com um ou dois membros sofrendo de depressão. Eles comprovaram que irmãos depressivos apresentavam as mesmas variações genéticas, nas mesmas seções do DNA.

Embora a depressão seja geralmente desencadeada por algum fator traumático, como o luto ou um divórcio, os cientistas já sabem que algumas pessoas apresentam pré-disposição para o problema. Com base nestas descobertas, eles pretendem encontrar qual é esse gene para investir em tratamentos mais adequados.

De acordo com o jornal, um em cada cinco britânicos irá sofrer de depressão em algum ponto de suas vidas. As descobertas foram publicadas no American Journal of Psychiatry.