Evite as varizes com mudanças simples na rotina



As varizes atingem 40% da população adulta; especialistas alertam que a mudança de hábitos simples pode reduzir este quadro.

Antes de culpar mãe, avó ou qualquer outro parente por você ter tendência a desenvolver varizes, repense seus hábitos. Isto é o que recomendam os especialistas. De acordo com eles, o aparecimento das veias altas e azuladas, que atinge 40% da população adulta, pode ser prevenido ou até minimizados com cuidados básicos, como exercitar os membros inferiores, ter boa alimentação e não exagerar no uso de salto alto.
Segundo o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, ter uma vida saudável é a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de varizes. "Pessoas que se exercitam e têm uma alimentação rica em fibras sofrem menos com questões de sobrepeso e prisão de ventre. Estes fatores são obstáculos, na região do abdômen, à volta do sangue das pernas para o coração. É isso que faz as veias enfraquecerem e dilatarem, causando as varizes", explica Eduardo.
O médico alerta ainda para outros fatores. Tabagismo, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal na menopausa, além do uso frequente de salto alto, dificultam o mecanismo de retorno do sangue. Mas não é optando por mudar apenas um destes hábitos que as varizes serão evitadas. "Pra se prevenir é preciso mudar os hábitos em conjunto", propõe Eduardo.
Caso as varizes já existam, tratamentos como aplicação de laser e uso de medicamentos ajudam a amenizar o desconforto causado pelos vasos doentes ainda não aparentes. Quando os vasos começam a ficar visíveis, a solução é a escleroterapia. Já para vasos maiores, a cirurgia vascular pode resolver o problema. "Quanto mais cedo começam os cuidados com as varizes, menores serão os problemas futuros", conclui Fávero.